sábado, 25 de maio de 2013

Mulheres que movimentaram o Mundo


LILITH



Ninguém sabe ao certo se ela realmente existiu, há diversas teorias e lendas sobre Lilith.
Dizem que ela está descrita na Bíblia, no livro de Gênesis, que nas traduções foi adulterado, retirado, falsificado, ignorado. Como nunca tive paciência para ler o Gênesis, e conhecendo um pouco a história do Cristianismo, não afirmo nem duvido.
Segundo o alfabeto Ben-Sira , Lilith, teria sido a primeira mulher de Adão, antes da Eva chegar no pedaço.
Lilith teria sido criada do pó da terra, assim como o Adão (nunca engoli a estória da costela), portanto ela não aceitou se submeter ás ordens dele, começou a questioná-lo, exigia os mesmos direitos, reclamou das posições sexuais, queria ter prazer sexual, e uma série de reclamações, não muito diferente dos casais de hoje em dia, o que deve ter rolado de DR não tá no gibi. O fato é que como Adão não mudou de atitude Lilith se mandou do Jardim do Éden, rumo ao Mar Vermelho, onde acabou se relacionando com o anjo Samael, mais conhecido como Lúcifer, comprovando que o ponto final de uma relação na maioria das vezes é das mulheres.
Na Cabala, ela é acusada de ser a serpente que fez Eva comer o fruto proibido. E me pergunto teria sido por ciúmes? Por não se conformar com a felicidade do ex? Se ela que deu um pé no Adão, pra que ir lá encher o saco?
Na mitologia grega, é associada a Deusa que guarda as portas do inferno, representa a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.Na Mesopotâmica é considerada um demônio feminino.
Se ela existiu, quem foi e como foi nunca saberemos, mas se os textos hebraicos estiverem certos, Lilith abalou o Jardim do Éden, sendo a primeira mulher a se rebelar contra o marido, tornando-se a primeira feminista e revolucionária do mundo.




EVA


Já que falei em Lilith, como não mencionar Eva?
A velha estória, que desde criancinhas apreendemos, que foi a primeira mulher de Adão, feita a partir da costela do mesmo, tanto Cristãos, Judeus e Muçulmanos aceitam a ideia de que foram o primeiro casal criado por Deus (LILITH que mencionei antes, não é aceita). Mas então baseando-se na Eva, que era dona do coração de Adão e reinava absoluta no Jardim do Éden, sempre quis saber o que aconteceu com ela para ter desobedecido o criador, e comer o fruto o proibido. Penso eu que Eva, após sete anos de vida no paraíso(segundo o livro dos Jubileus) como toda mulher, se chateou com a monotonia do paraíso, vivia lá pelada e faceira com seu marido, não tinha filhos, não tinha contas a pagar, roupas para lavar, passar, nem casa tinha, vivia em baixo de uma árvore, sem ter com quem conversar além do Adão, que de certo, muitas vezes nem lhe dava ouvidos ou atenção, caiu na trela da serpente (ou seria a Lilith disfarçada?) e nham, comeu o fruto proibido e ainda incentivou o marido a experimentá-la, e pronto a humanidade passou a ter ciência do bem e do mal.
Após conhecer o pecado, Eva teve que enfrentar outra realidade. Veio a vergonha, Eva precisou de roupas, a menstruação, gravidez, os filhos, mudaram-se para uma caverna, muito provável que ela que era a responsável pela ordem e limpeza do lugar, o cuidado dos filhos, que devem ter sido muitos (a Bíblia fala de Caim, Abel e Sete), afinal a pobre não tinha conhecimento de métodos contraceptivos, deve ter enfrentado a ira de um Adão raivoso, afinal ela acabou com a vida mole e fácil do sujeito, a coitada só não comeu o pão que o diabo amassou, porque este a perseguiu de tudo que é jeito, que nem um pãozinho fez. Segundo o Cristianismo, Deus perdoou-os e prometeu que viria o redentor.Por tudo isso, Eva ferveu o mundo e merece estar na minha lista.









CLEÓPATRA


Muito antes de apreender sobre a história de Cleópatra na escola, já tinha um certo fascínio por ela, ou melhor pela Elisabeth Taylor que a interpretava no filme com mesmo nome de 1963, que vi muitas vezes na sessão da tarde por volta dos anos 80, ainda sou da geração que na TV não tinha essa proibição de faixa etária e como fui uma criança muito bajulada e sempre acompanhada por meus tios e tias, sei lá se era filme que uma criança de 7 ou 8 anos poderia assistir, mas o fato é que assisti.Se o filme tinha cenas de sexo apaguei, não prestei atenção, ou não entendi, mas o que nunca esqueci, foi da maquiagem da Elisabeth, da beleza e das roupas e claro evidentemente da cena com a serpente.
Cleópatra foi a mais famosa,intrigante e instigante rainha do Egito, nasceu na cidade macedônica de Alexandria em 69 a.C., era podre de rica, descendente direta de "Alexandre o Grande", herdando as fortunas persas e gregas, casou-se com seu próprio irmão e assumiu o reinado junto com ele, quando tinha apenas 17 anos.Apesar de endinheirada, vaidosa, gostava de joias, se sapatos, bolsas e perfumes, fossem moda naquele tempo, com certeza ela teria coleções. Mas engana-se quem pensa que ela ficava só deitada em uma liteira, sendo abanada por seus escravos, e ganhando uvas na boca, pois ela teve tempo para estudar e apreender nove idiomas (que inveja, mal sei o português e finjo que entendo o espanhol e o inglês), tinha conhecimentos de astrologia, biologia, politica, venenos, história.
Logo que assumiu o poder a intenção da rainha era livrar-se das dominações estrangeiras, esperta utilizou-se do ditado "se não pode derrotar o inimigo, alie-se e a ele", e foi o que fez com Roma, ao perceber que esta era a potência do Mediterrâneo e impossível ser derrotada. Mas ela não governava sozinha, tinha seus ministros que a obrigaram a fugir para o deserto e foi aí que ela usou seu poder de mulher fatal, forjou um encontro, a sós, com o então General Júlio César, na inexistência dos bares, boates, danceterias, emails,etc ela teve que apelar para a criatividade.E assim surgiu o famoso episódio do tapete, que ela mandou de presente a César, e quando ele desenrolou, ela saiu linda e glamorosa do meio, ela devia estar em forma, para não ter feito volume; ganhou o general na lábia, pois, todos sabiam que ele era mulherengo e gostava de uma bajulação, Cleópatra tornou-se sua amante e ele ajudou na retomada de poder de seu país.Tiveram um filho e depois César se voltou pra Roma, e nunca mais pisou no Egito. Mas ela não era mulher de ficar á espera, a danada foi a Roma, com filho e tudo, devem ter dado continuidade ao caso de amor, pois sabe-se que César mandou construir uma estatua de Cleópatra no templo da deusa Vênus. A sociedade romana não gostou muito, tinham medo que ele a transformasse em rainha de Roma, e poucos relatos se tem da estadia dela lá, mas dizem que ela não foi atrás somente de amor, e tinha ambições políticas, ela ansiava pela hegemonia do Mediterrâneo, em seguida César foi assassinado e ela retornou ao Egito, assassinou seu irmão-marido e reinou absoluta.
Alguns anos mais tarde, Cleópatra reencontra o general Marco Antonio (eles já se conheciam antes), que tinha sido parceiro de Júlio César, era outro mulherengo e foi bem fácil conquistá-lo, ganhou apoio politico, recuperou alguns territórios perdidos. Ele retornou para as guerras, deixando-a grávida de gêmeos. Devia ser muito complicado pra uma mulher viver assim, grávida, sem o pai dos filhos, mesmo para uma ricaça feito ela. Mas sei que ele retornou 3 ou 4 anos após, e retomaram o relacionamento, tiveram mais um filho, embora ele já fosse casado, dizem que casou-se com Cleópatra em um rito egípcio.
Imagino eu que viveram um grande amor, afinal nenhuma união dura 11 anos sem amor, ele não quis mais saber de Roma, e todas as batalhas que travou foram para dar mais poder a Cleópatra. Quando Otávio, que mandava em Roma, resolveu declarar guerra contra o Egito a fim de assumir o poder, estando em desvantagem ambos cometeram o suicídio, ela como conta a história, deixou-se picar por uma serpente, ou como alguns historiadores dizem , que ela mesma preparou um veneno, já que conhecia muito bem as fórmulas e que a serpente é apenas uma metáfora.
Algumas pesquisas recentes, dizem que ela era feia pra dedéu, mas que era charmosa, inteligente e bem humorada e que por isso os homens gamavam, ela devia ter o tal do borogodó. Muitos a acusam de trair Marco Antonio, que ela fez um trato com Otávio, de entregar Marco Antonio, enquanto ela ficaria livre, e fez Marco Antonio pensar que ela tinha se suicidado, ele não suportaria e se mataria também, mas o plano não deu certo.Outros acreditam que ela não cometeu o suicídio e sim foi assassinada por Otávio, particularmente, acredito nesta versão, não creio que uma mulher como ela seria capaz de tal ato, até porque ela era uma Egípcia e eles acreditavam que o suicídio era um pecado mortal.
Feia ou bonita, devassa ou puritana, traiçoeira ou fiel, o fato é que não se fala em Egito e em Roma, sem lembrar de Cleópatra.


































2 comentários:

  1. Muito interessante!!! Nao conhecia essa lenda / personagem.

    Meu ícone de feminismo no momento e a Rosa Palmeirao...kkkk!!! li sobre a obra de Jorge Amado, e parece que na obra original a Rosa era Mulata, o que foi totalmente distorcido pela rede Globo na novela.( por motivos comerciais e racistas, ,ne, sem desmerecer a Luiza Tomé...) mas imagina a Rosa sendo interpretada por uma atriz negra, seria outra Rosa, daria outra cara a ela.Mas a Globo jamais seria coragem.....
    Bj!;)) continue postando,nao suma,

    ResponderExcluir
  2. adorei sua descrição e conjecturas sobre a Lilith...

    ResponderExcluir